As Festas do Concelho de Alcanena servem de palco à inauguração do Museu da Boneca, que ocorre este sábado, dia 9, pelas 16h, nas antigas instalações da Escola Primária.
Este museu nasceu da iniciativa da proprietária da colecção de bonecas, Rosa Maria Vieira, que ao longo dos anos foi recolhendo, cuidando e organizando uma vasta colecção de bonecas que conta já com cerca de 5 mil exemplares datadas de várias épocas históricas e de várias proveniências geográficas. A Câmara de Alcanena acabou por agarrar no projecto e depois de várias datas já marcadas para a inauguração, abre finalmente ao público este museu que vai permitir aos visitantes apreciar ao vivo alguns exemplares desta extensa colecção que junta bonecas de várias formas e feitios, de tecido, papelão, de borracha ou ainda de porcelana.
Todas eles recuperadas e cuidadas pelo carimho da “mãe” Rosa que, mesmo sem conhecimentos técnicos, foi dando o melhor para lhes dar nova vida. O Museu da Boneca estará aberto ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h, e aos sábados e domingos, das 14h às 18h. Encerra à segunda-feira.
As Festas assinalam o 35º aniversário da fundação do concelho e o programa inclui ainda um concerto de Camané, esta sexta-feira, dia 8, pelas 22h, no Cine-teatro.
A sessão solene é também esta sexta às 18h, no salão nobre, seguindo-se uma homenagem aos fundadores do concelho. No sábado, pelas 21h30, actua a Orquestra Sinfónica Juvenil no Cine-teatro e no domingo, pelas 15h, há desfile de fanfarras.