A Câmara Municipal de Ourém, numa parceria com a organização “Passado Vivo”, vai recriar na zona histórica da cidade uma Feira Medieval. Esta iniciativa da autarquia terá lugar a 11 de Maio próximo, domingo.
A última Feira Medieval realizou-se em 2003 e revelou-se um grande sucesso, quer pela qualidade das recriações efectuadas, com actores a representarem cenas da época nas ruas, quer pela afluência de milhares de pessoas à zona histórica da cidade, onde uma sucessão de vendedores comercializa todo o tipo de produtos manuais, desde artesanato em verga até licores tradicionais.
Este ano a Feira terá início às 14 horas, envolvendo 20 personagens encarregues de dar um realismo acrescido à recriação e diversos grupos de teatro do concelho, que recriarão cenas específicas do quotidiano. Desde viúvas a pedir esmola, ciganas a ler a sina, damas a aldrabões, vai ser possível ver um pouco de tudo.
Em tendas semelhantes às da época, haverá à venda um pouco de tudo o que é artesanato ou resultado de processos manuais de produção. Mel, queijos, oleiros, ferradores, tanoeiros, e mais uma vintena de produtos, entre alimentares, de vestuário, e alfaias e utensílios agrícolas. Tavernas servirão caldo verde, peixe seco, morcelas, vinho, pão caseiro e mais uma dúzia de produtos expectáveis num cenário semelhante.
As entradas no espaço são gratuitas e a diversão é, assegura a autarquia, garantida.